Matemática na Educação Infantil
agosto 03, 2020
Na Educação Infantil temos uma
série de conteúdos a serem desenvolvidos com as crianças, que devem ser
tratados de forma mais lúdica. Os conteúdos estão incluído no nosso trabalho,
no dia-a-dia, mas que serão organizados de forma diferente da a que se trabalha
no Ensino Fundamental, e a matemática faz parte desses conteúdos.
Na BNCC fala que as práticas
pedagógicas que compõem a proposta curricular da Educação Infantil devem ter
como eixos norteadores as interações e a brincadeira, garantindo experiências
que: IV - recriem, em contextos significativos para as crianças, relações
quantitativas, medidas, formas e orientações espaço temporais.
Os conteúdos matemáticos a serem
trabalhados na Educação Infantil devem proporcionar às crianças a oportunidade
de construir os conceitos matemáticos de maneira livre a partir do brincar, por
meio de atividades lúdicas que contemplem a participação ativa da criança,
despertando a sua curiosidade, partindo da sua interpretação de mundo de modo
que valorize suas potencialidades.
A matemática está presente na
vida das crianças com o objetivo de ampliar suas habilidades, aumentar sua
capacidade de resolver problemas, desenvolver sua argumentação através dos
questionamentos sobre resultados, oportunizando desta forma, a autonomia delas.
As crianças utilizam a matemática
diariamente quando dividem seu lanche com os amigos, contando seus brinquedos,
mostrando a sua idade com os dedos. Busca-se desenvolver a matemática na
Educação Infantil com um caráter integrador, proporcionando atividades que
desenvolvam a autonomia da criança, explorando seus conhecimentos prévios e
mantendo seu espírito divertido por meio de jogos e brincadeiras.
Atividades lúdicas são formas de
trabalhar a matemática na educação infantil. Da mesma forma, é importante citar
a presença da matemática na música, em histórias, na maneira de organizar o
pensamento, nas brincadeiras e jogos.
A utilização de jogos e
brincadeiras é importante para que as crianças possam construir seu
conhecimento sem desprezar a infância, e sem abdicar do seu direito de
brincar. As brincadeiras infantis, quando bem orientadas, despertam o
interesse das crianças, criando situações-problemas partindo do dia a dia de
cada uma, oportunizando a interação entre elas através de conflitos cognitivos.
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