Matemática na Educação Infantil

agosto 03, 2020


Na Educação Infantil temos uma série de conteúdos a serem desenvolvidos com as crianças, que devem ser tratados de forma mais lúdica. Os conteúdos estão incluído no nosso trabalho, no dia-a-dia, mas que serão organizados de forma diferente da a que se trabalha no Ensino Fundamental, e a matemática faz parte desses conteúdos.

Na BNCC fala que as práticas pedagógicas que compõem a proposta curricular da Educação Infantil devem ter como eixos norteadores as interações e a brincadeira, garantindo experiências que: IV - recriem, em contextos significativos para as crianças, relações quantitativas, medidas, formas e orientações espaço temporais.

Os conteúdos matemáticos a serem trabalhados na Educação Infantil devem proporcionar às crianças a oportunidade de construir os conceitos matemáticos de maneira livre a partir do brincar, por meio de atividades lúdicas que contemplem a participação ativa da criança, despertando a sua curiosidade, partindo da sua interpretação de mundo de modo que valorize suas potencialidades.

A matemática está presente na vida das crianças com o objetivo de ampliar suas habilidades, aumentar sua capacidade de resolver problemas, desenvolver sua argumentação através dos questionamentos sobre resultados, oportunizando desta forma, a autonomia delas.

As crianças utilizam a matemática diariamente quando dividem seu lanche com os amigos, contando seus brinquedos, mostrando a sua idade com os dedos. Busca-se desenvolver a matemática na Educação Infantil com um caráter integrador, proporcionando atividades que desenvolvam a autonomia da criança, explorando seus conhecimentos prévios e mantendo seu espírito divertido por meio de jogos e brincadeiras.

Atividades lúdicas são formas de trabalhar a matemática na educação infantil. Da mesma forma, é importante citar a presença da matemática na música, em histórias, na maneira de organizar o pensamento, nas brincadeiras e jogos.

A utilização de jogos e brincadeiras é importante para que as crianças possam construir seu conhecimento sem desprezar a infância, e sem abdicar do seu direito de brincar. As brincadeiras infantis, quando bem orientadas, despertam o interesse das crianças, criando situações-problemas partindo do dia a dia de cada uma, oportunizando a interação entre elas através de conflitos cognitivos.

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