Texto Fatiado
novembro 10, 2020Com essa proposta as crianças irão ordenar um texto que elas já sabem de memória. O que
escolhemos para esse desafio foi “A galinha do vizinho”, uma parlenda já
conhecida por nossos alunos.
Os materiais necessários para
realizar a proposta foram entregues no último kit educativo.
Cada criança recebeu duas folhas. A primeira contém a parlenda completa, que será usada como apoio. A segunda folha (com o símbolo de
recorte) deverá ser recortada e, depois, com o texto de apoio, a criança vai
observando, comparando e criando hipóteses até que a sua parlenda esteja na
ordem correta.
Após colocar o texto em ordem, é
interessante convidar a criança para fazer a leitura da parlenda. Enquanto ela
canta/lê, vai acompanhando a leitura com o dedo.
Com essa proposta, temos como objetivo que a criança:
● Aja de maneira independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas conquistas e limitações.
● Expresse ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.
● Levante hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos, recorrendo a estratégias de observação gráfica e/ou de leitura.
● Selecione livros e textos de gêneros conhecidos para a leitura de um adulto e/ou para sua própria leitura (partindo de seu repertório sobre esses textos, como a recuperação pela memória, pela leitura das ilustrações etc.).
● Leia por si mesma
● Participe de situações reais de leitura de parlendas.
● Estabeleça uma relação entre o oral e o escrito.
0 comentários
Nossa escola fica muito feliz com seu comentário!