Educação Infantil em Tempos de Pandemia

junho 26, 2020


A pandemia do Covid-19 nos revelou que escola e  sociedade ainda estão presas numa metodologia de educação e ensino onde as crianças são espectadores da ação educativa, onde os conhecimentos são meramente transmitidos e esperado que sejam aprendidos, que não mais condizem com a realidade atual. 

Mesmo escolas que não acreditam nesta metodologia transmissiva recorrem agora, talvez numa ânsia de agradar as famílias e a sociedade, à atividades meramente tarefeiras que não contribuem em nada e não possui nenhum significado para as crianças pequenas. Atitudes assim, desconsidera totalmente que as crianças são singulares e plurais, são semelhantes e diferentes ao mesmo tempo, descaracterizando a Educação Infantil e todas as suas especificidades. 

Paulo Fochi, em artigo para o Portal Lunetas, deixa claro que: 

"Se na nossa legislação, tanto nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI) como na Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil (BNCC), temos como eixos do currículos as interações e as brincadeiras, nós não podemos achar natural que as escolas divulguem os “recorte e cole” ou os “para colorir” como expressão da pedagogia da infância."

"...além de desrespeitar os princípios orientadores que o próprio Conselho Nacional de Educação nos dá, estaríamos na contramão daquilo que nos últimos anos defendemos sobre a especificidade do que significa educar e cuidar das crianças em contextos de vida coletivo, nos seus seis primeiros anos de vida."

"O trabalho que nós desenvolvemos na educação infantil não deve ser confundido com um punhado de trabalhinhos que se pode imprimir ou comprar em uma banca de jornal."

"Em casa, deixem as crianças no papel de filhos e os pais no papel de pais. As escolas podem – e devem – divulgar bons conteúdos, informar as famílias sobre as situações que estamos vivendo..."


Para ler todo o artigo é só clicar em: Como zelar pela Educação Infantil em tempos de isolamento social? Esperamos que este texto seja esclarecedor. 

Abraços e até a próxima.

Fica!

0 comentários

Nossa escola fica muito feliz com seu comentário!