O nome próprio e o alfabeto móvel
julho 21, 2020Foto de Magda Ehlers no Pexels |
Voltamos para repetir a importância do nome próprio para a criança, especialmente quando ela começa a refletir sobre a escrita. A criança começa a perceber o número de letras, a ordem em que estão, as letras que são comum com os dos colegas, e começam a criar hipóteses da escrita.
Na escola as crianças podem identificar seu nome de várias formas, seja na lista da sala, no quadro de ajudantes do dia, em suas mochilas ou em suas produções. Sendo assim, o nome é um contexto excelente para que a criança pense sobre o funcionamento da escrita.
Uma forma interessante para se trabalhar a construção do nome é o alfabeto ou letras móveis. Esse alfabeto pode se comprado em papelarias ou confeccionados em casa, na internet existe uma gama de alfabetos móveis que podem ser impressos e recortados pelos responsáveis ou até mesmo pelas crianças.
Pensando nisso nossa escola disponibilizou para cada criança uma cartela com o alfabeto, uma tarjeta com o nome da criança e a lista de alunos da classe, este último servirá de referência para a construção de hipóteses de escrita do nome dos colegas e familiares.
Algumas dicas para orientar o trabalho com om alfabeto móvel:
0 comentários
Nossa escola fica muito feliz com seu comentário!